sábado, 23 de fevereiro de 2019

Meu caso de amor com a Legião Urbana



Eu adoro Legião Urbana, considero com certeza uma das maiores e mais importantes bandas de rock que nosso Brasil já teve. Sou um grande admirador da obra e regularmente coloco seus discos para ouvir com bastante gosto e um sorriso de satisfação na cara, aquele sorriso que só damos quando estamos ouvindo música que realmente importa.

Mas nem sempre foi assim.

Se tinha uma coisa que eu não gostava era Legião Urbana, aliás, detestava.

Não sei como começou meu desdém a essa banda. Talvez influencia das pessoas que eu andava e que graças aos céus não ando mais, sabe como a gente é bobo e finge ser o que não é para ser aceito né? Talvez fosse por preconceito, afinal,  aquilo era tudo muito gay para um metaleiro radical e retardado como eu. Ou talvez eram as musicas que não me desciam. Só sei que eu nunca consegui explicar o porque eu detestava tanto Legião Urbana.

E por muito tempo coloquei fixa na minha cabeça a ideia de que eu detestava e detestaria aquela banda pelo resto da minha vida. Detestaria sua pretensão, sua arrogância, sua música e letras pseudo poéticas do pseudopoeta Renato Russo, essa figura que estava no topo da minha lista de pessoas detestáveis, e detestaria seus fãs arrogantes. Enfim tudo que envolvia ela.

E fazia questão de expor isso em minhas redes sociais, em debates acalorados que hoje me causam vergonha ao lembrar da minha estupidez ingênua e juvenil de antes.

A verdade é que eu nunca tinha ouvido direito Legião Urbana com o coração aberto. 

Até que eu fiz o inimaginável, algo que nunca pensei que faria em minha condição: resolvi dar uma chance para a banda e ouvir algum dos seus sucessos com atenção e sem preconceitos, afinal, que ódio mais sincero senão aquele de algo que você não conhece?

Até então eu só conhecia no máximo Que País É Esse? Música que me fazia revirar os olhos toda vez que era tocada, bendita música que era tocada em todo lugar que eu ia.

Foi o disco Dois a vítima escolhida, ouvi sozinho, as escondidas, com uma sensação de culpa, de estar fazendo algo errado. O que era aquilo que eu sentia durante a audição? Eu estava gostando? Afinal, esse Legião Urbana não é tão ruim como eu achava que era. Puta que pariu Lucas, você está gostando de um disco do Legião Urbana?

"Hmm, então anda gostando da minha musica e não admite? tsc tsc" 

Mas ninguém podia saber disso, e eu não conseguia admitir para mim mesmo e para todos que afinal, Legião Urbana não era tão ruim assim como eu pensava que era. Aliás,  estava longe de ser ruim, Legião Urbana era ótimo.

Que hater péssimo eu era, que aos quatro ventos ainda cantava meu desgosto a Legião Urbana, mas vivia ouvindo e cantarolando Tempo Perdido escondido, além de Índios, que achava linda. Isso sempre me deixou com aquele sentimento de traição, estava traindo minha ideologia radical de araque. Mas trair ideologias radicais de araque, é uma delícia, pois vermos o quanto elas são sem sentido.

Eu precisava assumir minha amante para o mundo. Não ficar mais as escondidas. E foi isso que eu fiz, tomei coragem e declarei meu caso romântico ao mundo, propus casamento e fiz juras de amor.



Comprei os cds, afinal boa música tem que ter em formato físico, decorei as letras, botei o som bem alto no aparelho de som e cantei junto.  

Comecei a ver entrevistas com o Renato Russo e hoje acho ele até que simpático.

Também hoje consigo ver a beleza poética de suas letras. Não digo que consigo entende-las completamente, mas pelo menos estou aberto a tentar senti-las.

Não virei legionário e nem pretendo, mas Legião virou uma das minhas bandas de cabeceira.

Mostrei para um amigo, Paulo ,que sempre adorou Legião e o bom BRock minha nova descoberta. Ele não acreditou quando viu na minha coleção aqueles cds do Legião. “Você com esse cd Lucão? Não acredito! ”  Estava surpreso e feliz. Eu também estava surpreso e feliz.

Que satisfação de depois de anos de desdém descobrir uma das mais belas perolas do nosso cenário musical. E que vergonha de mim mesmo por ter ignorado essa banda por tanto tempo por pura ignorância e preconceito. Mas deixemos os erros do passado de lado, eu quero é ouvir o primeiro disco e ficar tocando Soldados e A Dança no repeat por horas



E você, qual banda você detestava e hoje adora?

Até a próxima, boa música, Deus abençoe a todos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário