sexta-feira, 7 de agosto de 2015

10 clássicos filmes de zumbi NÃO dirigidos pelo Romero






Todo fã de filmes de zumbi deveria ter um altar em louvor ao mestre George A. Romero numa parede de sua casa. Criador do subgênero com o clássico A noite dos Mortos Vivos de 1968, um filme que literalmente mudou o gênero de terror.

Porem, todos já sabem a importância e qualidade dos clássicos dirigidos pelo velhinho. O objetivo da pequena lista é listar filmes clássicos de zumbis que ele não dirigiu, mas que mesmo assim, conseguem bater de frente com os maiores clássicos feitos por ele.

Vamos a lista:

Mangue Negro
Pra começar a lista, temos esse ótimo filme nacional (é, Brasil também faz filme de terror viu). Com personagens cativantes, um bom gore e um clima único. O diretor Rodrigo Aragão conseguiu realizar um filme pra ficar marcado na historia do cinema de gênero nacional.


 Todo mundo quase morto
Já foi falado sobre esse filme aqui no blog, mas especificamente no seu primeiro de poucos posts. Mas não custa repetir que esse é uma das melhores combinações de terror sangrento e claustrofobia com uma boa comedia inglesa. Dirigido pelo ótimo Edgar Wright, o mesmo que quase fez o Homem Formiga da Marvel


 Fido
Mais uma comedia com zumbis. A diferença que temos aqui um filme bem família, quase que uma sessão da tarde com mortos vivos. Mas não se engane, mesmo o filme sendo suave no tom fazendo  experiência de assistir ser bem leve, a critica social esta presente , mesmo escondida no clima escachado da obra.

Wild Zero
Zumbis, sexo e rock n roll. Realizado no Japão, temos aqui uma das grandes surpresas dos últimos anos em se tratando de zumbis. E também um dos filmes mais malucos e coloridos feitos no subgênero. Pegue sua guitarra, uma katana e assista!

A noite do terror cego
Agora falaremos de um cult espanhol. O primeiro de quatro filmes sobre terríveis zumbis templários cegos. O longa possui algumas das cenas mais bonitas feitas no gênero. Graças as belas locações e pela direção certeira de Amando de Ossorio.

Não se deve profanar o sono dos mortos
Também chamado de Zumbi 3 na época do VHS. Essa pequena perola pode não ser tão conhecida fora do circuito de  quem realmente corre atrás de euroterror. Mas garanto que vale a pena dar uma conferida, nem que seja pela ótima cinematografia, o clima de tensão e alguns dos zumbis mais fortes já vistos.

 Re-Animator
Baseado livremente num conto do mestre H.P Lovecraft. Temos aqui, na direção de Stuart Gordon, um dos primeiros filmes splatter dos anos 80. Com muito gore, atuações canastras, mas memoráveis e um clima de humor certeiro. Assista e descubra porque ele é um dos filmes favoritos de muita gente.

A noite dos Arrepios
Mais uma perola dos anos 80. Numa ótima mistura de ficção cientifica, humor e terror.  Pena que o filme seja um pouco esquecido, mas garanto que vale a pena dar uma conferida. Uma coisa legal nele é ficar caçando as referencias a outros filmes,inclusive no nome de alguns personagens. Com um tom ótimo de auto parodia. Recomendo.


 A noite do Terror
Confesso que esse esta aqui mais pela brincadeira. Afinal,  essa perola italiana sobre zumbis é terrível. Mas de tão ruim que é, acaba se tornando um filme muito divertido. Sem contar  que possui uma das crianças incestuosas mais estranhas que o cinema já viu (interpretado por um anão). Com direito a uma cena bizarra envolvendo sua mãe e uma mordida nos seios dela..


Zombie 
Pra fechar a lista, o meu favorito. Levemente inspirado pelo clássico Despertar dos Mortos do Romero. Aqui, o maestro italiano Lucio Fulci ( do otimo Terror nas Trevas) realizou uma obra prima do gore. Um filme sangrento e que cheira a zumbis podres. Como aquele que sai da tumba lentamente numa das melhores cenas do longa. E onde mais iríamos ver um zumbi lutando contra um tubarão? Esses italianos malucos e seus clássicos...





Nenhum comentário:

Postar um comentário